Roberto de Jesus Sant'Anna

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A LETRA "G" E SEUS MISTÉRIOS


A letra "G': é o símbolo de deus, o divino geômetra. Uma das razões de ser tomada como símbolo sagrado da divindade, é que, com ela, a palavra Deus, se inicia em vários idiomas. 
• Gas, em siríaco; 
• Gada, em persa; 
• Gud, em sueco; 
• Gott, em alemão; 
• God, em inglês, etc.

A letra G: é a sétima letra do nosso alfabeto e que sabiamente, os maçons apresentam grandes questionamentos, e que através de estudos, segue um resumo dos diversos significados:
• Gravitação - é a força primordial que rege o movimento e o equilíbrio da matéria.
• Geometria ou a quinta ciência - é fundamento da ciência positiva, simbolizando a ciência dos cálculos, aplicada à extensão, à divisão de terras, de onde surge a noção da parte que nelas a nós compete, na grande partilha da humanidade e dos direitos da terra cultivada.
• Geração - é a vida perpetuando a série dos seres. Força criadora que se acha no centro de todo ser e de todas as coisas.
• Gênio - é a inteligência humana a brilhar com seu mais vivo fulgor.
• Gnose - é o mais amplo conhecimento moral, o impulso que leva o homem a aprender sempre mais e que é o principal fator do progresso.
• Glória - a deus.
• Grandeza - o homem, a maior e mais perfeita obra da criação.
• Gomel - uma palavra hebraica, entende-se os deveres do homem para com deus e os seus semelhantes.

A letra “G” está escrita dentro da estrela flamejante. Mas, aqui cabe uma pergunta: deve ser a letra “G” do alfabeto latino que ocupa este posto? A mente humana é muito fértil. Todos os dicionários e manuais dão interpretações muito famosas sobre esta letra “G” ou este sinal hieroglífico dentro da estrela flamejante. Da letra “G” tiramos muitas palavras, como acima descrita e mais; graça, gozo, etc., e não sabemos porque, se esqueceram de citar centenas de outros nomes e adjetivos grandiosos, que começam com a letra G.
A letra G dentro da Estrela Flamejante, é a terceira letra do alfabeto primitivo, e expressa hieroglificamente a mão semicerrada, como a colher algo, e representa a garganta.
A garganta é o lugar onde se forma e se corporifica o verbo ou a palavra, nela concebida por meio da mente.
É o verbo que se faz carne, é o mistério da geração, em virtude da qual o espírito se une à carne e, mediante a qual o divino se transforma em humano. é, enfim, o filho, a humanidade, o cosmo.
“G” significa o organismo em função.
Representa o dinamismo vivente.

No plano espiritual, é o poder de expressão. No plano mental é a trindade, que representa o espiritual, o mental e o físico.
No plano material, é a manifestação, a geração dos desejos, idéias e atos, que expressam o gozo do exercício de nossos atributos. Vocalizar a letra “G” promete a criação de idéias, produção de riquezas, abundancias e, triunfos sobre os obstáculos.
A letra “G” é o principio ativo (pai); pois o “B” é o passivo (mãe); “G” é o principio chamando neutro (filho).
Esta é a letra “G” sagrada, da maçonaria iniciática, da qual, até agora, não se haviam descoberto seus múltiplos simbolismos e significações emblemáticas.
Mas, temos que aprender a pronunciar a letra “G” das crianças, quando estão contentes.
A pronuncia da letra “G”, na palavra: gargarejo – garganta, surte o efeito real G, nunca se deve ter o som de J do espanhol. deve-se sempre pronunciá-la como “G”

Cada letra representa um numero no alfabeto semita, mas o alfabeto latino se afastou muito da regra, ao ordenar suas letras, distintamente da primitiva; isto, talvez, porque suas letras necessitem de certas vozes, que manifestem certos sons, e, por isto tiveram que empregar duas letras, para expressar um som apenas. Um destes casos é o da letra G com a C; U com V; C com K sem embargo, a letra C é uma consoante que possui uma autonomia própria.

Concluiremos, sintetizando que, a letra G é, realmente, o grande segredo maçônico, segredo tão secreto e misterioso, que nem mesmo os mais cultos e sábios maçons conseguem decifrá-la.
E a letra “G” na Estrela Flamejante, significa o Verbo Criador e, o Fogo Criador.

Frase:
“ No principio era o Verbo e o Verbo era com Deus e o Verbo era Deus”
Evangelho de São João


Almiro Cesar Taborda Ribas - C
\ M\
Bibliografia:
Esta é a Maçonaria – 2º do Companheiro e Seus Mistérios.
Dr. Jorge Adom – Edição de 1954.
ROBERTO DE JESUS SANT´ANNA - M\M\

GOB/GOSP - R\E\A\A\

Um comentário:

  1. Adorei sua explicação, agora vejo a letra G com outros olhos.
    Parabéns!

    ResponderExcluir