Roberto de Jesus Sant'Anna

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A TAÇA SAGRADA

Taça Sagrada tem um sentido duplo que pode ser definido da seguinte maneira.
          No mundo profano em  seu sentido simbólico a taça, significa que cada ser humano  começa a colocar o conteúdo que um dia terá de beber através de suas ações, como o uso que nós fizemos de nosso livre-arbítrio, bom ou mau, tornando-nos assim responsáveis pelos atos e ações que praticamos em pensamentos, palavras e ações perante aos nossos Irmãos conosco na jornada evolutiva em que nos encontramos. Assim seremos melhores ou piores de acordo com aquilo que fizemos, não devemos jamais nos esquecer que o plantio é livre, porém a colheita é obrigatória e isso por si só nos torna mais responsáveis pelos atos que a todo instante praticamos em todas as situações da jornada em que nos encontramos. Vamos pois, começar a analisar melhores os pensamentos, palavras e ações para não ter do que se arrepender mais tarde, tornando com isto nosso fardo mais pesado do que já é.
No sentido maçônico a TAÇA SAGRADA tem comparativamente o mesmo sentido, só que de uma forma mais ampla aonde cada Irmão deve aproveitar e lembrar-se do dia de sua Iniciação e deixar em sua mente as palavras sábias pronunciadas pelo Venerável Mestre, mas será que seríamos capazes de recordá-las e  entender o seu sentido amplo. Tomo como base a minha Iniciação onde com  os olhos vendados a voz do Venerável Mestre ecoou de forma e não gerar dúvidas ou qualquer falta de reconhecimento que poderia alegar no futuro quando o Venerável Mestre solicitou que eu repetisse com ele o Juramento Sagrado no Alt onde me encontrava “JURO/ GUARDAR O SILÊNCIO MAIS PROFUNDO/ SOBRE TODAS AS PROVAS/ A QUE FOR EXPOSTA A MINHA CORAGEM./SE EU FOR PERJURO/ E TRAIR OS MEUS DEVERES,/ CONSINTO QUE A DOÇURA DESTA BEBIDA/ CONVERTA-SE EM AMARGOR/ E O SEU EFEITO SALUTAR EM SUTIL VENENO!”. Foi colocada em minha mão uma taça e foi solicitado que bebesse todo o seu líquido ali contido, o que foi feito de um gole e a bebida era agradável e suavemente doceem seguida novamente a taça me foi levada às mãos e solicitado que bebesse novamente o conteúdo, fato que me surpreendeu, pois, o sabor até então agradável e adocicado fora de forma surpreendente substituída por uma bebida que ao sorvê-la provocou uma acidez muito forte fora do comum.
Imediatamente o Venerável fala em tom forte: Que vejo, Senhor?! – Alteram-se as vossas feições?! Vossa consciência desmentiria as vossas  palavras?! A doçura dessa bebida mudar-se-ia em amargor?! Retirai o profano! Logo após, com os candidatos sentados entre  Colunas, o Venerável faz  uso da palavra com os dizeres: Senhor, não quero crer que tenhais o designo de  enganar-nos. Entretanto, ainda podeis retirar-vos, se assim o quiserdes. Bebestes da Taça Sagrada ou, antes da taça da boa e ou má sorte, que é a taça da vida humana. Consentimos que provásseis da doçura da bebida, e ao mesmo tempo fostes solicitados a esgotar o amargo dos seus restos. Isto vós lembrará que o homem sábio e justo deve gozar os prazeres da vida com moderação.
Portanto, a bebida doce é o símbolo do Saber e Poder, sendo a bebida amarga semelhante à esponja embebida de fel do Evangelho. É necessário que todo iniciado nos ofícios maçônicos saiba que o Saber e Poder adquiridos transformam-se  muitas vezes em sofrimento e desgosto por um tempo mais ou menos longo dependendo do desejo de cada iniciado que por sua vez deverá permanecer fiel na tristeza ou alegria, pois, só assim haverá de conseguir romper as algemas que ainda nos ligam aos prazeres da personalidade do mundo profano que há pouco deixamos, e o Saber e o Poder ora adquiridos devem ser usados com Sabedoria.
Vamos, pois, saber entender e compreender o sentido amplo destas palavras para que ao longo de nossa vida ora iniciada nos ofícios da Maçonaria possa ser o mais proveitoso possível para que possamos tornarmo-nos verdadeiramente homens limpos e puros no sentido que todos os Maçons entende e espera de todo iniciado, e que nós na qualidade de iniciados após os conhecimentos que nos são passados pelos Irmãos, temos a obrigação de corrigirmo-nos das falhas que são inerente a todo ser humano, porém, no Maçom deverá ser o mais imperceptível possível.
Esperamos que quando for a hora de bebermos a Taça Sagrada de nossas vidas no mundo que vivemos, junto à sociedade que fazemos parte e no mundo Maçônico, possamos sentir o doce da vitória sobre nossas paixões e não o amargor do fel, fruto de nossa aspereza e endurecimento nos conhecimentos que de uma forma amigável nos chega às mãos através de Irmãos.
A lição da TAÇA SAGRADA é o caminho traçado pela Maçonaria de como viver a vida com honestidade, trabalho, competência e solidariedade. Esta lição mostra que todo Maçom deve gozar os prazeres da vida com moderação, equilíbrio e jamais afrontar as Leis da Sublime Instituição e não se deixar corromper pelas facilidades do mundo materialista que nos cerca e rodeia.

BIBLIOGRAFIA:

Ritual 1º Grau de Aprendiz
Nicola Aslan – Vol. 1 Comentários Ritual
COMPILADO POR ROBERTO DE JESUS SANT´ANNA - M\M\

GOB/GOSP - R\E\A\A\

2 comentários:

  1. Para que eu possa entender e assimilar. Não seria bom e agradável, que este texto não fosse divulgado?

    ResponderExcluir
  2. E aquela parte de não escrever, traçar, imprimir ou divulgar por outros meios... ficou no esquecimento não é?

    ResponderExcluir