Roberto de Jesus Sant'Anna

sábado, 6 de setembro de 2014

A TÁBUA DE DELINEAR

Assim como diz o nome do Grau em que nos encontramos, somos Aprendizes Maçons, e como aprendizes que somos, temos a liberdade, a oportunidade e a obrigação de começar a lapidar nossa Pedra Bruta interior, lapidar a nós mesmos, com o objetivo de nos tornarmos homens melhores a cada dia. Ao analisar detalhadamente a Tábua de Delinear do Grau de Aprendiz aprendemos muitas coisas relevantes, mas cabe nós inserirmos este aprendizado em nosso cotidiano, não devemos deixá-lo apenas em nossa Loja, devemos exercitar conhecimento adquirido a cada dia. Desta forma, tomei a liberdade de dividir e analisar a T\D\ em partes e, com base no que foi aprendido em Loja, apresento minha interpretação sobre seu uso em minha rotina diária. É claro que símbolos avaliados individualmente perdem muito do seu significado do que quando observados em conjunto dentro de um mesmo contexto. Ao analisarmos, por exemplo, um esquadro, este pode ter diversos significados de acordo com o tema abordado. Se for alguma explanação sobre geometria e matemática, certamente será interpretado de uma forma totalmente diferente da forma aqui demonstrada.
Tábua de Delinear serve para o V\M\ nela traçar linhas e fazer desenhos para melhor poderem os irmãos levar a efeito a construção planejada com regularidade.
Entendo que o L\ da L\ é nossa T\ de D\, pois Nele constam os ensinamentos que devemos seguir para alcançarmos nossos objetivos como maçons. Nunca devemos pensar que já retiramos todas as informações possíveis de seu conteúdo, pois a cada leitura e observação uma nova mensagem pode nos ser apresentada e que antes não havia sido percebida.
Forma A forma da Tábua, assim como a forma da Loja é a de um paralelepípedo, e que sua extensão vai de L\ a O\, sua largura vai de N\ a S\, sua profundidade vai da superfície ao centro da Terra, e sua altura vai até os céus. Sua vasta extensão é a representação da universalidade da ciência. Desta mesma forma a caridade do maçom não deve ter limites.
Devemos observar bem o conceito de universalidade da ciência e a caridade ilimitada desejada ao maçom. Creio que quando falamos na inexistência de limites da caridade, também estejamos nos referindo ao limites físicos, ou seja, independentemente do local onde o maçom estiver sua caridade deverá estar sempre com ele. É evidente que não devemos ser caridosos apenas em nossa Loja, e sim em qualquer lugar que estejamos.
Terreno Sagrado Todas as Lojas repousam em terreno sagrado, devido ao fato de que a primeira foi consagrada devido a três grandes oferendas nele feitas e que tiveram aprovação divina;
Ao ler sobre as três oferendas (a submissão de Abrahão, as preces do Rei David e as orações do Rei Salomão) fica notório que nas três situações, o Homem teve que se prostrar aos pés do G\A\D\U\ independentemente da sua posição social, o Homem colocou em primeiro lugar o G\A\D\U\,atitude esta que devemos ter em cada momento de nossa vida, tanto em Loja quanto fora dela. E foram estas as atitudes que fizeram tornar sagrado o terreno de nossa Loja, e da mesma forma irão tornar sagrado todo o terreno de nossa vida.
Situação Nossas Lojas são situadas exatamente a E\ e a O\, porque todos os lugares de adoração divina são ou devem ser assim situados. São apresentadas três razões: O Sol nasce no L\ e põe-se no O\, a Sabedoria, que se originou no E\ e estendeu sua influencia para o O\, e a terceira ainda é por nós aprendizes desconhecida.
Aqui começamos a associação entre o Sol (Luz) e a Sabedoria. O texto mostra claramente que as Lojas e outros locais de adoração devem estar voltados para a Luz, ou seja, em nossas vidas devemos sempre procurar esta direção.


Colunas: As Lojas são sustentadas pelas três grandes Colunas: Sabedoria, Força e Beleza.
As Colunas apresentam alguns significados, mas independente do significado apresentado eles sempre são três, o que demonstra que nenhuma virtude sozinha é suficiente para definir nenhuma situação, da mesma forma que nenhuma coluna sozinha é capaz de suportar uma grande estrutura. Em nosso dia-a-dia, devemos sempre nos manter alertas com o objetivo de que nunca uma qualidade se sobressaia em demasia as outras, o excesso de sabedoria não vale de nada se não vier acompanhado de força e de beleza, é como o excesso de teoria sem a prática, acaba se tornando sem sentido.


Universo: O Universo é o Templo da Divindade a quem servimos.
Nós Maçons, servimos ao G\A\D\U\, e todo o Universo é seu Templo, isso significa que não há local existente onde o grande poder de nosso criador não possa ser reconhecido e reverenciado. Não devemos nos ater apenas à nossas Lojas ou Igrejas para demonstrar nossa devoção.

Cobertura: A cobertura de uma Loja é um dossel celestial de diversas cores, o próprio Céu.
É demonstrado aqui ao Ap\ que é o céu que ele deve almejar chegar, e na T\D\ são apresentadas várias ferramentas para atingir a este objetivo.


Escada de Jacob: É o caminho pelo qual todos nós esperamos poder chegar aos céus. Pelo relato bíblico, essa escada significa o caminho que conduz à morada de Deus e, de forma análoga, a Escada de Jacob presente no Painel, representa o caminho sagrado para o aperfeiçoamento moral e espiritual, o caminho da perfeição, que nos leva ao Grande Arquiteto do Universo.
Na escada de Jacob podemos encontrar dentre seus inúmeros degraus os três principais:a Cruz (Fé), a Âncora (Esperança) e o Cálice (Caridade), três pilares que são capazes de conduzir o bom Maçom através do caminho que irá levá-lo aos céus.
L\ das SS\ EE\. É o Livro Sagrado e sobre ele repousa a Escada de Jacob.
Demonstra que o Livro Sagrado deve ser a base sólida do cotidiano daquele que deseja se tornar um bom maçom, que através de seus ensinamentos, poderemos começar a subir os degraus da Escada de Jacob em busca de atingirmos nosso objetivo maior, o reino dos céus.


Firmamento Estrelado: É representado por sete estrelas que são uma alusão a outros tantos maçons, sem cujo número nenhuma Loja é perfeita, e nenhum candidato pode ser legalmente iniciado na ordem.
Em nosso dia-a-dia, podemos nos apegar a esta menção, ao fato de que devemos nos lembrar de nossos irmãos Maçons, e de que devemos observar sempre a quantidade mínima necessária para termos uma Loja perfeita. Faz-nos lembrar de que precisamos de outros maçons para conseguir chegar à perfeição.



Ornamentos Pavimento Mosaico: É o assoalho da Loja. Variegado em xadrez. Assinala a diversidade de objetos que decoram e adornam a criação, tanto no que se refere à parte animada como a inanimada.
Faz-nos refletir no quanto o mundo pode ser diferente, e como nós maçons devemos estar sempre preparados e atentos para estas diferenças.








Estrela Brilhante Lembra-nos o Sol, que ilumina a Terra e que pela sua benéfica influencia espalha suas bênçãos pelo gênero humano em geral.
O Sol é a sabedoria, é a Luz que o candidato procura no dia de sua iniciação. E é esta a Luz que o bom maçom deve procurar durante toda a sua jornada.



Moldura Denteada; Lembra-nos os planetas, que em suas varias revoluções formam uma bela moldura em torno deste grande facho luminoso, o sol, como o faz em torno de uma loja franca maçônica.
Mais uma forma de nos lembrar de quão grandioso é o G\A\D\U\ e todas assuas obras, a moldura nos faz lembrar da diversidade que existe no meio em que estamos inseridos, e que mesmo com tanta diferença, no centro de tudo sempre há o Sol.






Mobiliário Livro da Lei: É o Livro Sagrado e sobre ele repousa a Escada de Jacob.
Demonstra que o Livro Sagrado deve ser a base sólida do cotidiano daquele que deseja se tornar um bom maçom, que através de seus ensinamentos, poderemos começar a subir os degraus da Escada de Jacob em busca de atingirmos nosso objetivo maior, o reino dos céus.











Compasso: É a ferramenta que auxilia o maçom a traçar círculos e circunferências. Serve para que sejam medidos os ângulos.
Serve para medirmos nossos atos, antes de tomarmos qualquer atitude, deveríamos antes medi-las no compasso da nossa consciência,














Esquadro: Seu desenho nos permite traçar o ângulo reto e, portanto, esquadrejar todas as formas.
É visto como Símbolo por excelência da retidão, da justiça, da equidade. Lembra ao maçom que este deve ser justo e correto em todas as suas ações.



Jóias Móveis

Esquadro: Como já foi dito, serve para ajustar e verificar os cantos retangulares dos edifícios e auxiliar a dar forma ao material grosseiro. Ele nos ensina a moralidade e a retidão.







Nível: Serve para nivelar e provar horizontais. Ele nos ensina igualdade.
Representa a igualdade, nos mostra que todos são iguais perante a Lei.







Prumo: Serve para verificar e ajustar verticais, quando as fixando nas suas devidas bases.
Ensina-nos a correção e retidão nas vidas e nos atos. É um importante instrumento para a execução de nossa obra diária, ele define a perpendicularidade em relação à base nivelada. Ele nos dá a verticalidade.




Jóias Imóveis:


Pedra quadrada bruta. Serve para os AApr\ trabalharem, marcarem e desbastarem.
Nós somos a pedra bruta, e é em nós mesmos que devemos trabalhar marcar e desbastar. Devemos usar nossas ferramentas em nós mesmos, de modo a ajustar nosso caráter e nossas ações diariamente.

Pedra quadrada polida: Serve para o Comp\ prático nela experimentar e ajustar suas jóias.
É a evolução da Pedra Bruta, evolução alcançada através do árduo e incessante trabalho do Ap.´. com suas ferramentas. É a pedra quadrada polida que é usada na construção dos edifícios, ela que é juntada a outras pedras iguais para que seja montada uma parede. Assim somos nós, se não nos lapidarmos, se não apararmos nossas arestas, nunca estaremos prontos para o convívio social.
Ponto dentro do circulo Em suas laterais existem duas grandes retas paralelas, e em sua parte superior encontra se o L\ da L\sustentando a Escada de Jacob. “Enquanto um Maçom conservar-se assim circunscrito, não poderá errar”.




ROBERTO DE JESUS SANT´ANNA - M\M\
GOB/GOSP - R\E\A\A\


4 comentários:

  1. o que significa a CErquilha com o X ou # X no painel do aprendiz;

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite, tenho essa curiosodade será que teria comp responder.

    ResponderExcluir
  3. E parabéns pela clareza, que você expõe os assunto

    ResponderExcluir
  4. Paz irr.'., ótimo trabalho.

    De P.'. e a O.'.

    ResponderExcluir