Roberto de Jesus Sant'Anna

sábado, 27 de setembro de 2014

ORDEM INTERNACIONAL ARCO-IRIS

A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas é uma Ordem Paramaçônica. Trata-se de uma organização para meninas com idade entre 11 anos e 20 anos, com ou sem parentesco maçônico, necessitando apenas de um "apadrinhamento" de um maçom ativo e/ou indicação de outra Menina Arco-Íris.
HISTÓRIA
A ordem surgiu em 1922, quando o reverendo W. Mark Sexsom, um maçom, foi convidado a fazer um discurso ante ao Capítulo #149 no Sul de McAlester da Ordem da Estrela do Oriente, em McAlester,Oklahoma. Como a Ordem DeMolay já tinha sido estudada detalhadamente por ele durante suas atividades maçônicas, sugeriu que uma ordem similar para as meninas seria benéfica. A primeira cerimônia de iniciação foi realizada por um grupo de 171 meninas em 6 de abril de 1922, no auditório do Templo do Rito Escocês em McAlester. O nome original era "Ordem do Arco-Íris".
PRESENÇA NO BRASIL
No Brasil, as primeiras notícias sobre a Ordem foram trazidas pelo Mestre Maçom José Rodrigues Filho (Patrono do Arco-íris no Brasil), que teve suas aspirações apoiadas pelo também Mestre Maçom João Chiarelli Salgado, grau 33°, sua esposa Mára Drummond Salgado e mais um grupo de maçons da Loja Maçônica Acácia do Oeste I nº 44 de Cascavel, Paraná. No dia 16 de maio de 1992, foi fundada a primeira Assembleia do Brasil, a Assembleia Caminho de Luz I, na cidade Cascavel, Paraná. O maçon João Chiarelli Salgado foi nomeado pela Suprema Assembleia o Supremo Deputado da Ordem do Arco-íris para o Brasil, sendo o primeiro a exercer este cargo em toda a América Latina.
Hoje, na Grande Jurisdição do Estado do Paraná, há Assembleias em 26 cidades:
No Paraná: Astorga, Arapongas, Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rolândia, Toledo e Umuarama.
Em outros estados: Belém (PA), Santarém (PA), Guaraí (TO), Araguaina (TO), Campo Grande (MS), Mundo Novo (MS),
No Paraguai: Asunción - 03 Assembleias, Ciudad del Este e Encarnación.
Em solo brasileiro, há ainda a Grande Jurisdição do Espírito Santo, que conta com cinco Assembleias e a Grande Jurisdição de São Paulo, a qual também abriga Assembleias de Minas Gerais e Distrito Federal.
LOCALIZAÇÕES
A Ordem Internacional do Arco-íris tem assembleias em 47 estados dos Estados Unidos, bem como em vários outros países. Os estados que atualmente não têm assembleias são Delaware, Utah e Wyoming. (Dakota do Sul instituiu a sua primeira assembleia em 2006.).
Os países fora dos Estados Unidos, que têm assembleias são Aruba, Austrália (em Queensland, Nova Gales do Sul e Austrália do Sul), Bolívia, Brasil (nas Jurisdições do Paraná , São Paulo e Espírito Santo), Canadá (em Ontário e Nova Brunswick), Filipinas, Itália, México e Romênia. A Ordem do Arco-íris já teve assembleias nos seguintes países, principalmente devido à presença militar estadunidense: Cuba,França, Panamá e Vietnã.
CARGOS
·        Ilustre Preceptora;
·        Ilustre Preceptora Adjunta;
·        Caridade
·        Esperança
·       
·        Arquivista;
·        Tesoureira;
·        Capelã;
·        Chefe de Cerimonial;
·        Amor
·        Religião
·        Natureza
·        Imortalidade
·        Fidelidade
·        Patriotismo
·        Serviço
·        Observadora Confidencial;
·        Observadora Externa;
·        Musica
·        Regente do Coro;
·        Preceptora Mãe
SETE VIRTUDES
A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas enfatiza sete virtudes. São elas:
·        Vermelho: representa o amor, que enfatiza a importância do amor em casa e com a família.
·        Laranja: representa a religião, que enfatiza a importância do companheirismo e da ativa participação na igreja.
·        Amarelo: representa a natureza, que é responsável por nossa vitalidade e a qual devemos respeitar.
·        Verde: significa a imortalidade, pois mesmo que o corpo morra, a alma vive pela eternidade.
·        Azul: significa a fidelidade para com a Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, família e amigos.
·        Anil: significa patriotismo, dando importância ao respeito ao seu pais, tal como sua bandeira.
·        Violeta: representa o serviço, o que é a principal causa enfatizada pelas Ordem e outros membros maçônicos.
·        Branco: é o simbolismo da união de todas as cores do Arco-Íris, conhecida como A Grande Luz Branca.
OBJETIVOS DA ORDEM ARCO-IRIS
A Ordem Internacional do Arco-íris para Meninas é uma organização que se propõe à edificação do caráter das adolescentes através dos preceitos:
·        Amor ao lar, à família e a Deus;
·        Crença na existência de Deus;
·        Respeito para com a natureza;
·        Crença na imortalidade da alma;
·        Fidelidade e dignidade de caráter;
·        Patriotismo e amor aos símbolos pátrios;
·        Liderança efetiva;
·        Serviço em prol da humanidade e da comunidade.


ORDEM INTERNACIONAL FILHAS DE JÓ

As Filhas de Jó Internacional é uma Ordem discreta de princípios fraternais, filosóficos, iniciáticos, e filantrópicos, apoiada pela Maçonaria e destinada à jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos (incompletos), visando aperfeiçoamento do caráter através do desenvolvimento moral e espiritual encontrados nas Sagradas Escrituras, a lealdade para com a bandeira do seu país, o amor filial e o serviço à comunidade.
A Ordem é baseada nos ensinamentos Bíblicos sobre a vida de , sua paciência perante aos desafios e provações pelos quais teve de passar.
O nome desta Instituição Paramaçônica se refere às três filhas de Jó: Quézia (fé), Jemima (pureza) e Keren-Happuch (triunfo da fé), que são citadas na Bíblia como as "mulheres mais justas de toda a Terra".
Ela está presente em alguns países: Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos e Filipinas.
HISTORIA

A Ordem Internacional das Filhas de Jó foi criada no dia 20 de outubro de 1920, na cidade de Omaha, no Estado de Nebraska, Estados Unidos, pela senhora Ethel T. Wead Mick e possui como base o capítulo 42, versículo 15 do Livro de Jó: "Em toda a Terra não se encontraram mulheres mais justas que as filhas de Jó e seu pai lhes deram herança entre seus irmãos".
Foi organizada com o consentimento de J. B. Frademburg, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Nebraska, Estados Unidos, da Senhora Anna J. Davis, a Grande Mãe da Ordem da Estrela do Oriente, de Nebraska e James E. Bednar, o Grande Patrono. O primeiro Bethel (que significa "local sagrado", onde os membros se reúnem) foi instalado no Templo Maçônico de Omaha, Nebraska.
Desde então, os Bethéis se multiplicaram por estes países.
FUNDADORA
Ethel T. Wead Mick, nasceu no dia 9 de março de 1881, na cidade de Atlantic, Iowa, filha de William Henry Wead e Elizabeth Delight Hutchinson Wead, a mais nova dos filhos do casal. Sua mãe, religiosa, lia todas as noites trechos da Bíblia, fazendo sempre referência ao Livro de Jó, e Ethel alimentava a esperança de que tendo uma filha, esta seria: “Justa como uma Filha de Jó”. Fato este que influenciou, no futuro, a criação da Ordem.
Estudou Medicina no Creighton Medical College em Omaha, onde conheceu William Henry Mick, também estudante de Medicina, com o qual se casou em maio de 1904. Deste casamento nasceram duas filhas, chamadas: Ethel e Ruth.
Entre seus hobbies, a Senhora Mick se dedicava ao canto e à pintura a óleo em porcelana chinesa. Colaborava em diferentes clubes de amizades e cívicos. Um desses, a Maçonaria, o que culminou com a criação da Ordem Internacional das Filhas de Jó.
Foi Suprema Guardiã da Ordem de 1921 a 1922, no Bethel  Estados Unidos, que hoje leva o seu nome, Bethel Wead Mick. Vindo a falecer em 21 de fevereiro de 1957.

LIÇÃO DE AMOR
A Senhora Ethel, recebeu de sua mãe, de religião cristã, lições de literatura e drama encontrados no Livro de Jó, decidindo assim doar parte do seu tempo e talento, para tornar possível a todas as moças compartilharem dos privilégios que ela possuía.
Depois de diversos anos de estudos e considerações, com a participação de seu marido, Dr. William H. Mick, e outros colaboradores, ela fundou a Ordem, em memória à sua mãe, Sra. Elizabeth D. Wead.
O principal objetivo da OIFJ, é reunir moças para aperfeiçoamento do seu caráter, através do desenvolvimento moral e espiritual, encontrado nos ensinamentos que destacam reverência a Deus e às Sagradas Escrituras, lealdade com a bandeira do País e às coisas que ela representa e Amor para com os pais e familiares.
MEMBROS
As reuniões são fechadas ao público em geral. Para assistir à uma cerimônia ritualística das Filhas de Jó, é preciso ser:
·        Um maçom regular;
·        Pai/mãe, padrasto/madrasta, avô ou tutor de um membro ou candidata ao Bethel;
·        Mulher, com pelo menos 20 (vinte) anos de idade, que seja esposa, filha, neta, mãe, irmã ou víuva de um maçom;
·        Uma mulher que seja membro de qualquer organização adulta que baseie seus requisitos de associação em um parentesco maçônico.
Estas reuniões também são acompanhadas por Maçons.
O Conselho Guardião do Bethel é formado por maçons, suas esposas, mães e pais de Filhas de Jó, irmãs (maiores de 20 anos) de Filhas de Jó e Membros de Maioridade (são Filhas de Jó que possuem mais de 20 anos) da Ordem que ajudam as Filhas de Jó na realização de seus trabalhos e por esse Conselho passam todas as decisões que as moças venham tomar. Tem o dever de apoiar os membros e participar de todos os eventos e trabalhos ligados à área administrativa, constitucional e ritualística do Bethel, sem interferir aos mesmos.
Os Cargos escolhidos por votação são:
CARGOS DO BETHEL
Eleitos:
·        Honorável Rainha
·        Primeira Princesa
·        Segunda Princesa
·        Guia
·        Dirigente de Cerimônias

Nomeados:
·        Capelã
·        Secretária
·        Tesoureira
·        Musicista
·        Bibliotecária
·        Primeira Mensageira
·        Segunda Mensageira
·        Terceira Mensageira
·        Quarta Mensageira
·        Quinta Mensageira
·        Primeira Zeladora
·        Segunda Zeladora
·        Guarda Interna
·        Guarda Externa
·        Porta Bandeira
·        Coral do Bethel
CONSELHO GUARDIÃO DO BETHEL
Cargos Executivos do Conselho Guardião do Bethel
·        Guardiã do Bethel
·        Guardião Associado do Bethel
·        Guardiã (o) Secretária (o)
·        Guardiã (o) Tesoureira (o)
·        Guardiã (o) Musicista ou Guardiã (o) de Épocas
Cargos do Conselho Guardião que são os Colaboradores.
·        Guardiã (o) Zelador (a) de Paramentos
·        Guardiã (o) Promotor (a) de Hospitalidade
·        Guardiã (o) Promotor (a) de Sociabilidade
·        Guardiã (o) Promotor (a) de Filantropia / Boa vontade
·        Guardiã (o) Promotor (a) de Finanças
·        Guardiã (o) de Relações Fraternais
·        Guardiã (o) de Atividades Juvenis


COMO FUNDAR UM BETHEL
Um Bethel, para ser instalado precisa ser patrocinado por uma Loja Maçônica, um Corpo Maçônico ou um Grupo de Maçons.
A autorização para a instalação de um Bethel vem dos Estados Unidos, através da Suprema Guardiã, e, após ser aprovado, envia a "Carta Constitutiva".
É necessária a realização de atividades filantrópicas incluindo o angariar fundos para caridades específicas, além de coletas para caridades nacionais e trabalhar em favor dos necessitados.
As atividades sociais poderão incluir: Equipes de competição, Coral, Teatro, Gincanas, Atividades Integradoras, Retiros, Viagens, Congressos, etc. – muitas das quais são fora, em comunidades particulares – também Chás, Recepções e Festas Formais.
PROGRAMA JOBIE-TOO-BEE – ABELHINHAS
As Abelhinhas são meninas entre 6 e 9 anos de idade, que possam vir a se tornar membros da Ordem. É uma forma de envolvê-las nas atividades sociais do Bethel, antes que possam ingressar como membros definitivos.
Elas participam apenas da parte aberta das reuniões ritualísticas das Filhas de Jó, mas têm atividades - que são feitas durante as reuniões públicas. O projeto "abelhinhas" pode ser implantado em qualquer Bethel.
A ORDEM NO BRASIL
A Ordem está no Brasil desde 1993, e foi trazida pelo maçom Alberto Mansur. O Bethel #01 - Rio de Janeiro foi instalado na cidade do Rio de Janeiro, e é chamado "Mater do Brasil".
O primeiro Bethel do Estado de São Paulo foi instalado no dia 19 de dezembro de 1998 na cidade de São José do Rio Preto. Atualmente, o estado conta com 22 Betheis ativos, sendo eles localizados nas cidades de São José do Rio Preto, Assis, Ibitinga, General Salgado, Olímpia, Santos, Campos do Jordão, Campinas, Mogi das Cruzes, Jaú, Tupã, Piracicaba, Itápolis, Pindamonhangaba, São José do Rio Pardo, Pirassununga, Taquaritinga, Jundiaí, Araçatuba e São Paulo (capital). E no ano de 2014 em Presidente Prudente.
Em 2013, durante o Congresso Paulista de Betheis realizado pelo Bethel 14 "Agnes" de São Paulo, o Bethel Jurisdicional do Estado de São Paulo foi instalado.
O primeiro Bethel no Rio Grande do Sul foi instalado na cidade de Porto Alegre, Bethel #01 Athena, instalado no dia 11 de setembro de 1993. Atualmente o Rio Grande do Sul conta com sete Betheis ativos com a Carta Constitutiva e um Bethel UD instalado na cidade de Uruguaiana em novembro de 2013.
Nome dos Betheis e cidade:
Bethel #01 Athena, Porto Alegre.
Bethel #02 Vesta, Caxias do Sul.
Bethel #03 Artemis, Pelotas.
Bethel #04 Temis, Santa Maria.
Bethel #05 Lírios do Campo, Cruz Alta.
Bethel #06 Isis, Santa do Livramento.
Bethel #07 Aurora, Novo Hamburgo.
Bethel UD Guardiãs do Oriente , Uruguaiana.
FILHAS DE JÓ FAMOSAS
·        Kristin Cast: Escritora da serie de livros House of Night
·        Meghan Cary: Cantora
·        Anita Sue Dennison: Esposa do Embaixador dos Estados Unidos na Arábia Saudita
·        Jacquelynne Fontaine: Miss Califórnia de 2007
·        Nancy Fleming: Miss América de 1961
·        Mary Ellen Gilbert: Modelo pin-up de Pôsters da Segunda Guerra Mundial
·        Christie Hageman: Miss Montana em 2007
·        Jenilee Harrison: Atriz de TV famosa pelo "Three's Company"
·        Nannette Hegerty: Delegada de Polícia de Milwaukee, Wisconsin
·        Vicki Lawrence: Atriz de TV famosa pelo "The Carol Burnett Show"
·        Heather Moore: Repórter do News 14 na Carolina do Norte
·        Linda Nieber: Produtora de Televisão
·        Jean Rabe: Novelista, Designer de jogos
·        Debbie Rihn-Harvey: Primeira-Dama da Esquadrilha da Fumaça Americana
·        Lonna Seibert: Coordenadora do Smithsonian Institution
·        Aimee Teegarden: Atriz de TV famosa pelo "Friday Night Lights"