Roberto de Jesus Sant'Anna

quarta-feira, 30 de julho de 2014

HISTÓRIA DO GOSP - GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO

Um pouco da História


O GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO, foi fundado, com este nome em 29 de julho de 1921, por grande parte das Lojas maçônicas do Estado de São Paulo, mas a origem da Maçonaria Paulista remonta a 19 de agosto de 1831, quando foi fundada a Loja "INTELIGÊNCIA", na cidade de Porto Feliz, então subordinada ao Grande Oriente Brasileiro (ou "Grande Oriente do Passeio") e que passou à jurisdição do Grande Oriente do Brasil em 19 de agosto de 1832 e a Loja "AMIZADE" de 13 de maio de 1832, na Capital Paulista.
O Grande Oriente de São Paulo é a instituição Maçônica mais antiga presente no estado de São Paulo sendo federado ao Grande Oriente do Brasil, Potência mais antiga do Brasil e reconhecia pela Grande Loja Unida da Inglaterra.
Ao longo de seus 90 anos ininterruptos de funcionamento, o GOSP como é conhecido, teve presença marcante na história do Estado de São Paulo, com suas lojas maçônicas jurisdicionadas, participando de diversos momentos históricos marcantes, como a revolução constitucionalista de 1932, no qual, membros de Lojas maçônicas lutaram para defender os ideais democráticos e constitucionais.
Inúmeras foram as ações, nestes 90 anos, empreendidas, fomentadas ou, onde a participação de Maçons do Grande Oriente de São Paulo foi decisiva, mas quem sabe a menos aludida pela história, tenha sido a participação de inúmeros Maçons na construção progressista da Sociedade Paulista.
Atualmente, o GOSP, conta com mais de 746 lojas em todo o Estado, mais de 140 diferentes tecnologias sociais e com mais de 21 mil obreiros, trabalhadores da transformação para o Bem Social.
Ressaltamos finalmente, o caráter gestor e moderno do Grande Oriente de São Paulo que entre tantas ações, destaca-se por sua preocupação constante com trabalho social, democrático e de direito da sociedade Paulista.
Na vanguarda da Maçonaria Brasileira, o GOSP tem se destacado com projetos e programas especiais como a Ação Política na Maçonaria, a criação dos Institutos profissionais e o Instituto Acácia de Responsabilidade Social, que apóia as mais diversas obras sociais das Lojas e que enaltecem o protagonismo de seus obreiros nas mais relevantes questões políticas e sociais do Estado e do Brasil.


Estimados e queridos Irmãos do Grande Oriente de São Paulo,
Com grande honra, comemoramos todos hoje, dia 29 de julho de 2014, o 93º Aniversário de nosso Grande Oriente de São Paulo. Estar durante esses anos, no primeiro malhete de nossa instituição, foi uma oportunidade única, que me foi dada através da confiança dos Irmãos. E com a ajuda de todos os Irmãos e dos poderes constituídos, do Grande Oriente de São Paulo, conseguimos por em pratica ações que visam o engrandecimento moral, intelectual e a permeabilidade de nossa instituição em distintas áreas da sociedade.
Se hoje comemoramos 93 anos do GOSP, comemoramos 183 anos da Maçonaria do Grande Oriente do Brasil em nosso Estado, e é justo lembrar que todos os Irmãos que nos antecederam, Grão Mestres ou obreiros, caminharam por esta senda de virtudes, semeando tudo aquilo de bom que hoje colhemos. A estes Irmãos que fizeram a história Paulista, Honra e Glória neste dia. Cabe-nos, seguir o caminho descortinado por estes grandes maçons, a maioria deles, obreiros anônimos, e seguir semeando para o futuro de nossa Ordem, sementes de fraternidade de verdade e de justiça.
Parabéns, Grande Oriente de São Paulo!

Mario Sergio Nunes da Costa
Eminente Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário