Roberto de Jesus Sant'Anna

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

O CHAKRA - GRAU 3

A palavra chakra vem do sânscrito e significa "roda", "disco", "centro" ou "plexo". Nesta forma eles são percebidos por clarividentes como vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais de nosso corpo. Os chakras são pontos de interseção entre vários planos e através deles nosso corpo etérico se manifesta mais intensamente no corpo físico.
Os Vedas (5.000 a.C.) contêm os mais antigos registros sobre chakras de que se tem notícia. Quando foram escritos, o Yoga já sistematizava o conhecimento e o trabalho energético dos chakras.
São sete os principais chakras, dispostos desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde à uma das sete principais glândulas do corpo humano. Cada um destes chakras está em estreita correspondência com certas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais. Num corpo saudável, todos esses vórtices giram a uma grande velocidade, permitindo que a "prana", flua para cima por intermédio do sistema endócrino. Mas se um desses centros começa a diminuir a velocidade de rotação, o fluxo de energia fica inibido ou bloqueado - e disso resulta o envelhecimento ou a doença.
Os chakras são conectados entre si por uma espécie de tubo etérico (Nadi) principal chamado "Sushumna", ao longo do eixo central do corpo humano, por onde dois outros canais alternados "Ida" que sai da base da espinha dorsal à esquerda de Sushumna e "Pingala" à direita ( na mulher estão invertidas estas posições ).
Os Nadis conduzem e regulam o "Prana" (energias yin e yang) em espirais concêntricas. Estes Nadis são os principais, entre milhares, que percorrem todo o corpo em todas as direções, linhas meridianos e pontos. Para os hindus os Nadis são sagrados, é por meio da "Sushumna" que o yogi deixa o seu corpo físico, entra em contato com os planos superiores e traz para o seu cérebro físico a memória de suas experiências.

Os Chakras são centros de energia conectados com pontos específicos de nosso corpo.
Eles têm uma relação estreita com nossos órgãos e estão localizados em nossa aura, cuja função é nos proteger, trazer coesão ao nosso ser e conter todas as memórias energéticas registradas durante nossas experiências e aprendizados como espírito.
Temos muitos chakras, mas são sete os principais, que partem de cima para baixo, ao longo de toda coluna vertebral. Cada um tem uma cor, que são as mesmas cores do arco-íris e uma vibração sonora específica.
Em sânscrito, chakra significa roda de energia e pode ser representado por um espiral, por uma roda de luz que gira, ou ainda por flores como lótus e rosas.
Cada um dos chakras repele ou atrai diferentes vibrações para dentro ou para fora de nosso campo áurico, o que permite a sensibilização e comunicação entre as diferentes frequências que nos movem.

Como nos ajudam?
Por meio de nossos chakras, nos tornamos canais de energia divina e trocamos energia com o mundo a nossa volta, mesmo que de forma inconsciente. Eles nos permitem iluminar nossa consciência na travessia entre o mundo material e o espiritual.
Ao compreender nossos centros energéticos, podemos ter um mapa claro e diretivo para empreender com sentido e ordem todas as lições que surgem em nosso contínuo despertar de consciência. Eles também influenciam diretamente nossa saúde e nossa personalidade. O quanto estão abertos, fechados, o movimento que fazem e a quantidade de energia que contém dependem de nossos pensamentos, ações e emoções.
Como posso trabalhar meus chakras?
Visualizações e a conexão com nossos chakras aumentam nosso nível de consciência no dia a dia. Ao limpá-los e curá-los,  aceleramos nosso processo evolutivo e de autoconhecimento.
Existem diferentes maneiras para permitir a abertura harmoniosa de nossos chakras, alguns exemplos são:
·        utilização de cores
·        entoar mantras ou sons
·        dançar
·        receber massagens
·        leituras de aura
·        entre outras
Meditação das Rosas, por exemplo, é uma poderosa ferramenta espiritual que limpa e purifica, em nossos chakras, energias que não são beneficiais para nós e nos libertam de resíduos energéticos que abrandam nossa vibração e limitam nosso crescimento e desenvolvimento interior.
Os chakras são portas maravilhosas para trabalharmos sobre a imensidade do mundo da energia, da espiritualidade e da consciência. São ferramentas valiosas para manifestar o espírito na matéria. Quanto mais evoluímos em nossa caminhada espiritual, mais os chakras se expandem, energia recebemos e consequentemente mais preparados e abertos estamos para servir a humanidade rumo à iluminação. Todos somos verdadeiros canais de energia divina prontos e puros para o serviço incondicional.

OS 7 PASSOS DO CAMINHO DA ILUMINAÇÃO


Todos estão no caminho da iluminação, conscientemente ou inconscientemente todos estamos buscando algo além, seja qual nome dermos a essa busca, felicidade, deus, amor, realização, iluminação, e queremos tanto chegar ao fim desta busca, para poder permanecer neste lugar de eterna paz e realização, muitas vezes o que nos dificulta nosso caminho é não termos uma direção, ou mesmo não sabermos onde estamos, e as vezes até pensamos que sabemos onde estamos e que já sabemos tudo, mas a felicidade eterna ainda não chegou então talvez o que pensamos não é verdade, e que na realidade estamos confusos, então é um bom momento de se questionar e abrir as possibilidades dentro de você para dar mais um passo nesta jornada, ela depende de dedicação, verdade, humildade e amor por você próprio. Os 7 passos do caminho da iluminação têm como intenção apoiar você neste caminho, clarear as duvidas e dar te dar confiança para seguir seu caminho, para abrir seu coração e receber o milagre da vida.
Os 7 passos vão servir como um guia, um farol iluminando o caminho a sua verdade interior, onde reina a paz.

2 comentários: