Uma vez
fundada a Grande Loja de Londres em 24.06 l7l7, como já se sabe da história da
Ordem, que ocorreu na Cervejaria do Ganso e da Grelha( The Goose and Gridiron),
onde se reuniram alem de uma Loja com o mesmo nome, mais três a saber: A Coroa
(The Crown); A Macieira( The Apple) e a O Copázio(copo grande, copaço) e as
Uvas( The Rummer and Grappes) Elegeram como primeiro Grão-Mestre o Irmão Sir.
Antony Sayer. As três primeiras Lojas foram constituídas de maçons operativos e
a quarta a do Copázio e das Uvas foi constituída por homens eminentes, nobres e
entre eles o Reverendo James Anderson,que escreveria em l723 o famoso Livro das
Constituições (Livre des Constituitones), mais conhecido como Constituições de
Anderson. Era nessa época uma Maçonaria de apenas dois graus. Não havia o grau
de mestre, havia o cargo de Mestre da Loja O grau de Mestre foi introduzido na
Maçonaria em l725 e definitivamente incorporado em l738. Em 11.05.l725 teriam
sido elevados ao grau de Mestre os dois primeiros maçons na história da Ordem:
Papillon Bul e Charles Cotton. Interessante que, os primeiros Grão-Mestres da
Maçonaria no mundo eram Companheiros e não Mestres.
Entretanto,
apesar desta iniciativa da Maçonaria Inglesa, fundando a que seria a primeira
potência maçônica, a Grande Loja de Londres, a sua influência na Inglaterra
durante muito tempo, foi relativa pois uma grande parte das lojas inglesas em
respeito aos antigos costumes onde os “Maçons livres em Lojas livres”
predominavam, não queriam saber de novidades, principalmente em função do já
conhecido conservadorismo INGLÊS. O principal foco de resistência foi a velha Loja
do condado de York. Os Maçons de muitas lojas teimavam em não seguir não só a
uma organização obedencial, bem como eram refratários às inúmeras alterações
que foram introduzidas sendo por esta razão chamados de Antigos e evidentemente
os Maçons da Grande Loja de Londres eram chamados de Modernos.
Em l725
na cidade de York foi fundada a Grande Loja se autoproclamando Grande Loja da
Inglaterra. Cessou suas atividades mais ou menos l740.
Em l75l
foi fundada uma Grande Loja dos Antigos, formada de maçons irlandeses que
haviam sido impedidos de pertencer às lojas inglesas. O maçom que mais se bateu
contra os Modernos foi o irlandês Lawrence Dermott, publicando em l756 as
Constituições da Grande Loja dos Antigos sob o título Ahiman Rezzon( Ahim quer
dizer Irmãos: manah, escolher e ratzon, lei) Ele afirmava que os Antigos
deveriam ser chamados de Maçons de York porque a primeira Grande Loja da
Inglaterra havia sido reunida em York em 926 pelo príncipe Edwin. Entretanto,
sabemos que se trata de uma lenda e não da realidade maçônica inglesa dos
séculos XVII e início do XVIII.
Somente
em l76l, foi reativada a Grande Loja de York, ligada à cidade do mesmo nome,
com a seguinte sigla: Grande Loja de toda a Inglaterra (The Grand Lodge off all
England). Os maçons desta Grande Loja criticavam a Grande Loja de Londres por
ter esta realizado muitas alterações, a saber: mudaram as formas de
reconhecimento nos graus na Maçonaria, retiraram as orações dos procedimentos;
descristianizaram o ritual, omitiram os Dias Santos, mudaram a forma de
preparação do candidato; enxugaram o ritual, deixando de dar as instruções como
até então eram ministradas; cortaram a leitura dos Antigos Deveres nas
Iniciações; retiraram a Espada durante as Iniciações, mudaram o antigo método
de arrumar a loja e também alterações e mudança na função dos diáconos,
colocaram o Altar dos Juramentos no centro da loja, alem de outras alterações.
Uma outra
Grande Loja, a quarta, apareceu na Inglaterra em l777 por ocasião da cisão
havida na Loja Antiquity, quando parte da Loja acompanhou o grande maçom
Willian Preston, separando-se da Grande Loja de Londres, porem voltando daí há
onze anos em l788 à Potência de origem. Willian Preston, grande palestrante e
compilador dos então catecismos maçônicos., ele teria sido o primeiro maçom a
dar o significado simbólico às ferramentas de trabalho dos operários da
construção.
De fato,
a Grande Loja de Londres, imprimiu um tipo de catecismo(não se chamava ritual
naquela época), introduzindo uns procedimentos e retirando outros, mais no
sentido de atualização e renovação. Criaram um Ritual muito parecido com o
atual Rito de York Americano.
Quanto
aos maçons do condado de York e os outros que se opunham às modificações
implantadas pela Grande Loja de Londres praticavam um ritual parecido ao que
Samuel Prichard de maneira perjura, publicou num jornal de Londres em 10 de
Janeiro de l730 de dois graus. Eram conservadores e não admitiam modificações
em hipótese alguma.
Entretanto,
a Maçonaria Inglesa chegou à conclusão que tanta divergência não levaria a
Ordem a lugar algum, já em l794 os dois Grão-Mestres rivais solicitaram ao
Duque de Kent que intermediasse um acordo entre as duas Potências, no sentido
de uma unificação. Em l809, a Grande Loja de Londres constituiu uma Loja de
Promulgação ou Reconciliação, com a finalidade de estudar a fundo o problema.
Esta Loja chegou a conclusão após estudos que se poderia atender a todos os
interessados, principalmente no tocante ao Ritual, isto é cederiam em favor dos
Antigos em parte, suas maiores reivindicações.
Em l8l3
por coincidência dois nobres, irmãos de sangue eram os Grão-Mestres das duas
Potências adversárias, o Duque de Sussex da Grande Loja de Londres e o Duque de
Kent, Grão-Mestre da Grande Loja de toda a Inglaterra. Assim, em 27 de Novembro
daquele ano, foi assinado um tratado com 3l artigos sacramentando a união de
ambas as Obediências. Não foi lavrada ata, para se salvaguardar o segredo
maçônico e o Duque de Kent propôs que seu irmão o Duque de Sussex fosse o
primeiro Grão Mestre da nova Potência que passou a se chamar Grande Loja Unida
da Inglaterra, nome este que permanece até a presente data. A partir daí a
Maçonaria Inglesa entrou numa fase de paz e tranquilidade. Acresça-se que apesar
de terem chegado a um acordo acabou prevalecendo em quase 80% das práticas
adotadas pelos Antigos. Há na Inglaterra uma certa tolerância, pois existem
algumas pequenas diferenças nas práticas ritualísticas perfeitamente aceitas
sem que isto venha a ser enxertos, invenções, adendos consistindo apenas em
tradições sem constituir problemas entre os maçons ingleses, cuja mentalidade é
bastante diferente da nossa, já que temos uma capacidade de inventar muito
grande.
ALGUNS
ESCLARCIMENTOS QUANTO AO NOME DO RITO (TRABALHO) NO BRASIL E SÍNTESE DA
HISTÓRIA DO RITO NO PAÍS
Se
vasculharmos detidamente os rituais ingleses notaremos que não existem alguns
termos os quais foram traduzidos para o português aqui no Brasil de forma
inadequada, e que acabaram sendo usados incorretamente e até se tornarem
erradamente tradicionais. Em realidade não existe o Rito de York INGLÊS. Existe sim, o Rito de York Americano que nada tem
a ver com sistema ritualístico inglês. O sistema Inglês de Ritualística tem o
nome de Arte Maçônica (Craft Masonry) Não encontramos os termos Rito de York
(York Rite), e nem o Rito de Emulação(Emulation Rite).
Existem
os nomes de Ritual de Emulação(Emulation Ritual) e Trabalho de Emulação(
Emulation working).
A partir
de l871 foi criado um ritual denominado “ The perfect Cerimonies of Craft
Masonry” ( Cerimônias Exatas da Arte Maçônica), impresso pela “A Lewis,
Publishers” de Londres.
Existe o
termo Emulation( Emulação), ligado a uma Loja a “Emulation Lodge of
Improvement” (Loja Emulação de Melhoramento)fundada em l823,verdadeira escola
de maçonaria onde são dadas instruções por preceptores que ensinam o ritual aos
Irmãos, que existe e funciona até a presente data.
Se formos
usar o nome do sistema maçônico INGLÊS corretamente deveríamos nos referir a este
Rito como Trabalho de Emulação, e Ritual de Emulação aos procedimentos
ritualísticos, porque em realidade na Inglaterra, o que nós chamamos de Rito de
York, conforme já frisamos lá não existe tal expressão. Lá os maçons se dizem
pertencer à Craft Masonry e não a um Rito, como aqui no Brasil. Craft significa
oficio ou arte. Costumam dizer que pertencem ao Oficio Maçônico e não a um
Rito.
O sistema
inglês de Maçonaria entrou no Brasil através da “ Orphan Lodge” no Rio de
Janeiro em 28.06.l837. Em 2l.09.l839 também no Rio de Janeiro, foi fundada a
“St.Jonh’s Lodge” e a terceira Loja foi a “Southern Cross Lodge” em Recife que
recebeu a Carta Constitutiva ou Carta Patente em 25.04.l856. Todas estas Lojas
receberam autorização diretamente, isto é, a Carta Patente da Grande Loja Unida
da Inglaterra. Não tinham quaisquer vínculos com a Maçonaria Brasileira. Estas
lojas tiveram existência efêmera. mas marcaram oficialmente o contato do Brasil
com o sistema ritualístico inglês. A última delas a abater colunas foi
a“Southern Cross Lodge” em l872 ou l873.
O Grande
Oriente do Brasil ao Vale dos Beneditinos,depois Grande Oriente Unido
(dissidente do GOB) fundado em 09.l1.l863 por Saldanha Marinho fundou três
lojas, pelo sistema americano, onde o Rito usado tem realmente o nome de Rito
de York, sem relação com o sistema inglês. Foram elas: a Loja “Vesper” no Rio
de Janeiro em 30.ll.1872 a “Washington Lodge” em Santa Barbara do Oeste -Sp.
onde imigraram americanos após a Guerra Civil Americana e a “Lessing” em Santa
Cruz do Sul no Rio Grande do Sul em 22.03.l880.
Entretanto
a primeira loja de origem inglesa fundada sob os auspícios de uma Potência no
Brasil foi a Loja “Eureka” em 21.10.l891 pelo GOB.
Em
21.l2.l9l2 o Grande Oriente do Brasil assinou um tratado com a Grande Loja
Unida da Inglaterra, onde houveram dois textos, um em português, onde foi
traduzido como “Grande Capítulo do Rito de York” e no inglês como “Grand
Conseil of Craft Masonry in Brazil”, cuja tradução correta seria “ Grande
Conselho do Ofício Maçônico no Brasil”, evidentemente se referindo à Maçonaria
Simbólica. No brasão emblemático, estão inseridas as letras G.C.C.M. na parte
superior e Brasil com “z” na parte inferior.
As lojas
componentes deste Grande Conselho, ou Grande Capítulo como querem os
brasileiros foram:
“Eureka Lodge
” nº.440 – Rio de Janeiro Fundada em 22.10.189l
“Duke of
Clearence”nº.443- Salvador Bahia Fundada em10.10.1892
“Morro
Velho Lodge”nº. 648- Nova Lima-Mg. Fundada em 20.03.1899
“Lodge of
Unity” nº.792– São Paulo –Sp Fundada em 22.09.1902
“St. George’s Lodge” n.8l7 – Recife – Pe Fundada em30.06.1904
“Lodge of Wanders” nº 856 – Santos – Sp. Fundada em 05.09.1907
“Eduardo
VII Lodge”nº903 – Belém – Pa. Fundada em 10.11.1911
A última
Loja, a sétima, foi fundada para que se pudesse criar o Grande Capítulo, ou
Grande Conselho. Outras Lojas vieram a fazer parte deste Corpo, como a “Campos
Salles Lodge”;nº966 em São Paulo -Sp.; “Lodge of Friendship”nº.975 em Niterói-
RJ; “ Centenary Lodge” nº.986 em São Paulo -Sp.; “Royal EDWARD LODGE” nº l.096 no Rio de Janeiro.
Em
06.05.l935 estas Lojas passaram a fazer parte de uma Grande Loja Distrital, já
que as Lojas jurisdicionadas à Grande Loja Unida da Inglaterra fora do Reino
Unido são agregadas em Distritos. A Grande Loja Distrital no Brasil (hoje,
Grande Loja Distrital para a América do Sul - Divisão-Norte) teve a anuência do
Grande Oriente do Brasil para esta situação, já que a maioria dos membros
destas Lojas era de origem inglesa. E alem do mais em troca, interessava e
muito ao GOB o reconhecimento formal da Grande Loja Unida da Inglaterra.
Cessava assim as atividades do Grande Capítulo ou Grande Conselho, como seria o
nome correto. Esta Entidade não conferia graus, não se tratava de um Corpo de
graus superiores, já que estes não existem neste sistema ritualístico. Foi
criada mais para se tratar de assuntos administrativos.
Em l920,
o Irmão Joseph Thomas Wilson Sadler do quadro da Loja “Lodge of Unity” de São
Paulo, baseado na Edição de l9l8 do Ritual “ The Perfect Cerimonies of Craft
Masonry” fez uma tradução do Ritual INGLÊS para o português com a aprovação da Grande
Loja Unida da Inglaterra. Ele usou corretamente a expressão “ Cerimônias Exatas
da Arte Maçônica” e não mencionou a expressão Rito de York.
Em l976
foi reimpresso o Ritual de l920, e aí apareceu a expressão “Rito de York”, que
aliás já vinha sendo usado há muito tempo, consagrando assim definitivamente no
Brasil, um nome que não existe no sistema inglês, quando se sabe que lá na
Inglaterra este Trabalho (Rito) não tem esta denominação. Como todos os Rituais
usados atualmente pelos brasileiros estão baseados nesta tradução, e como foi
inserido em l976 o termo Rito de York, ainda que de forma incorreta,
tornar-se-á- muito difícil após muitos anos se desfazer deste erro que já se
tornou corriqueiro e de uso geral.
A versão
feita pelo Irmão Sadler tem incorreções com relação à tradução, se bem que
poucas, porem um dos maiores erros deste Ritual foi colocarem o V:.M:.e demais
Oficiais com os três pontinhos, quando sabemos que eles não existem no sistema
ritualístico inglês. O correto seria V\M\, conforme
abreviamos as palavras na língua portuguesa.
Atualmente
esta tradução foi copiada pelas demais Potências o seu diálogo usado em todo
Brasil, é praticamente o mesmo mas existem dificuldades com relação a liturgia,
a qual os ingleses fazem questão, quem sabe, com muita razão de esconde-la. Não
ligam muito se outros povos praticam ou não seu sistema, a não ser os do
Commonwealth. E os brasileiros, são useiros e vezeiros em “escocesar “qualquer
sistema quer inventando quer enxertando procedimentos”. Há dificuldade aqui no
Brasil em se frequentar as Lojas Distritais inglesas, já que poucos Irmãos
entendem a língua inglesa. Aprendemos alguma coisa com Irmãos brasileiros que
frequentam tais lojas, bem como com Irmãos que pertencem à Potências
reconhecidas pela Grande Loja Unida da Inglaterra e que frequentem lojas na
Inglaterra quando de passagem por aquele país.
.
COMO É
PRATICADA A MAÇONARIA NA INGLATERRA
A
Maçonaria Simbólica inglesa é totalmente controlada pela Grande Loja Unida da
Inglaterra, sendo que lá como já referimos, não se fala em Ritos e sim de em um
conjunto de procedimentos ritualísticos maçônicos; chamados Trabalhos. No caso
o Trabalho de Emulação que é o Trabalho predominante,( cerca de 85%) tem um
Ritual chamado Ritual de Emulação (Emulation Ritual)
A Grande
Loja Unida da Inglaterra no entanto, reconhece outros tipos de Trabalhos a
saber:
Taylor Working, Bristol Working, Lewis Working, West
End Working, Stability Working, UniversalWorking,
alem de outros tipos de Trabalhos menos divulgados. Todos estes tipos de Trabalhos são muito parecidos
com o Emulation Working. Talvez o mais diferenciado seja o Bristol Working, no
qual o Venerável usa um tipo de chapéu chamado “cocked hats” muito usado na
marinha inglesa. Neste Trabalho as cerimônias também são um pouco diferentes.
O
Trabalho de Emulação tem uma extensão do terceiro grau, que não chega a ser um
novo grau chamado Santo Arco Real. Não se trata em absoluto de um grau
superior, porem tem uma ritualística própria. Ele é frequentado pelos
Past-Masters. Não confundir o Santo Arco Real do sistema INGLÊS com o Corpo de Graus Superiores do sistema
americano ( Rito de York Americano). conhecido como Real Arco que tem vários
graus. Esta história de que o Santo Arco Real inglês não é um grau, se bem
pensada, não é bem assim . Não é um grau porque eles não querem que seja, pois
se comporta como se fosse um grau, pois tem até um ritual especial. Esta é a
verdade.
A Grande
Loja Unida da Inglaterra que se julga a Loja-Mãe do mundo e se dá o direito de
reconhecer ou não outras Obediências Simbólicas, ou seja, Grande-Orientes e
Grandes Lojas, onde é inflexível em seus critérios de reconhecimentos, no
entanto, não cogita, não proíbe, não tem tratados, não interfere com relação
aos chamados Graus Superiores. Simplesmente, ignora-os. Seu poder total se
refere tão somente aos graus simbólicos.
Qualquer
membro de um dos Trabalhos quer seja o de Emulação, Bristol West End e etc.,
poderá buscar caso queira, graus superiores, em outros Ritos outras Ordens,
ou GRAUS PARALELOS como lá são chamados, por exemplo no Rito
Escocês Antigo e Aceito ou mesmo no Real Arco do Rito de York Americano ou em
qualquer outro sistema de Graus Superiores, desde que não interfira na parte
Simbólica.
Na
Inglaterra e País de Gales existe um Supremo Conselho 33 do Rito Antigo e Aceito(
Ancient and Accepetd Rite- Supreme Council 33 ) fundado em 1845. Não leva o
nome de Escocês mas não é outro senão o nosso já por demais conhecido Rito
Escocês Antigo e Aceito.
Os Irmãos
poderão também ingressar na Ordem do MONITOR Secreto- Grande Conselho( Order of the
Monitor.
Ainda
existem outros tipos de Maçonaria de Graus Superiores como por exemplo, a Ordem
dos Sacerdotes Cavaleiros Templários do Sagrado Arco Real – Grande Colégio-
(Order of Holy Royal Arch Knight Templar Priests) e ainda na Ordem da Cruz
Vermelha de Constantino e Ordens Correlatas (Order of Red Cross of Constantine
and appendant Orders).
Existem
outros GRAUS PARALELOS que merecem ser citados:
- Grande
Loja de Mestre da Marca – Mestres de Marca – ( Grand Lodge of
Mark Masters- Mark Degree).
- Graus
de Nauta da Arca Real (Royal Arch Mariner Degree).
- Ordem
dos Reais e Seletos Mestres- Grande Conselho-( Order of- Royal and Select
Masters).
·
Ordem dos
Graus Maçônicos Aliados- Grande Conselho- ( Order of Allied
Masonic Degrees)
·
Honorável
Sociedade de Maçons Livres, etc. ( Worshipful Society of Free Masons etc.)
.
PECULIARIDADES
DO TRABALHO DE EMULÇÃONO RITUAL DE EMULAÇÃO
Nomearemos
as principais peculiaridades de forma aleatória
Uma Loja
deste Trabalho (Rito) tem personalidade jurídica. Por esta razão ela tem que
ter um Estatuto registrado em cartório como se fora uma sociedade civil e um
Regimento Interno para fins eminentemente maçônicos. Os assuntos
administrativos jamais poderão ser discutidos em Loja aberta, porque eles fazem
parte de uma sociedade civil. Numa reunião administrativa até Aprendizes votam.
Porem em Loja aberta só os Mestres poderão votar.
Há certa
tolerância nos procedimentos ritualísticos, sem que isto ocasione invenções,
enxertos, ou adendos, pois existe a tradição nas Lojas que não é alterada.
As jóias
do Trabalho de Emulação são prateadas e não douradas.
O sinal
de Ordem é um pouco diferente dos demais Ritos, e no passo o calcanhar do pé
direito se encaixa na concha do pé esquerdo.
A
decoração de uma Loja neste Rito é muito simples. A Loja está situada num plano
só. Não existe balaustrada. As colunas “J” e “B” estão situadas fora do Templo.
O nome da mesa do Venerável Mestre ( Mestre da Loja) e dos Vigilantes é
Pedestal e é de forma quadrangular, muito simples e pequena sem aquela série de
símbolos e papeis que existem em outros Ritos. Existe três castiçais, também
chamados também de tocheiros de mais ou menos l,20 m de altura, colocados á
direita do pedestal do Venerável e dos Vigilantes onde no seu topo é acesa uma
vela própria.
A porta
do templo é lateral localizada no canto noroeste da Loja.
Toda
sessão regular é precedida de uma procissão própria do Rito para dar entrada ao
Venerável e os Vigilantes. Idem, para Autoridades.
As Três
Grandes Luzes são: O Livro das Sagradas Escrituras, o Esquadro e o Compasso. As
Luzes Secundárias são: O Sol (2º Vigilante) governa o Dia, a Lua (1º Vigilante)
governa a Noite e o Venerável Mestre (Mestre da Loja) que dirige a Loja.
Existem
símbolos tais como a Corda, a Régua de 24 Polegadas, o Esquadro o Maço e o
Escopro (cinzel).
Os
símbolos contidos no Tracing Board of First Degree ( Tábua de Delinear do 1º
grau) que em outros Ritos chama-se painel Nesta representação em forma de um
quadro pintado, encontramos as Colunas Dórica Jônica e Coríntia, o Sol, a Lua
cheia (não em quarto crescente), o Círculo com um ponto central; a Escada de
Jacó com as três virtudes, Fé Esperança e Caridade. E ainda esta Tábua de
Delinear nos explica o interior de uma Loja que é composto de Ornamentos que
são o Pavimento Mosaico que é em xadrez (e não em diagonal), a Estrela
Brilhante de sete pontas (Blazing Star) e a Moldura Denteada ou Marchetada, o Mobiliário da
Loja composto do Volume do Livro Sagrado, o Esquadro e o Compasso e as Jóias.
As Jóias Móveis são o Esquadro o Nível e o Prumo e as Jóias
Imóveis são a Tábua de Delinear, Pedra Bruta e Pedra Esquadrada. Ainda
temos o Lewis ( pronuncia-se lu-is ou li-uis) que seria um tipo de luva de
ferro em secções com cunhas ajustáveis e expansíveis utilizadas pelos pedreiros
para engatar a auxiliar os grandes levantamentos. Seria uma ferramenta que
levanta grandes pesos com pouca força.
As
colunetas jônica dórica, e coríntia, representação em miniatura das colunas do
Tracing Board (Planta de Delinear) estão em cima dos Pedestais Em Loja aberta
coluneta dórica em cima do pedestal do 1º Vigilante permanece em pé e a
coríntia deitada no pedestal do 2º Vigilante Loja fechada é contrário.
O ritual
deverá ser decorado ou memorizado. Não poderá ser lido em Loja. O Paster Master
Imediato poderá permanecer com o Ritual aberto para “dar o ponto” e dar uma
ajuda para algum esquecimento.
A
dinâmica de uma sessão é a seguinte: Abertura da Loja e apresentação da Carta –
Patente ao Secretário.
Leitura
pelo Secretário e confirmação da Ata da sessão anterior.
Ordem do
Dia.
Quaisquer
assuntos de interesse da Loja.
Levantamentos.
Existem três, mas o Mestre da Loja poderá engloba-los num só.
Encerramento
ritualístico da Loja
Com
relação aos três levantamentos, estes são os três momentos em que o Venerável
põe à disposição dos Irmãos o uso da palavra, a saber,
1º
Levantamento para assuntos da Ordem Maçônica Universal e Instrução do Grau.
No
primeiro levantamento se houver alguma proposta, mensagem ou Decreto do
Grão-Mestre para ser lido, o Diretor de Cerimonial pedirá que todos fiquem de
pé e á Ordem.
2º
Levantamento para assuntos da Obediência, da Loja e Expediente de Secretaria.
3º
Levantamento para assuntos pessoais e da benquerença entre os Irmãos.
Quando o
Venerável Mestre(Mestre da Loja) estiver ausente ele será substituído pelo PMI
e não pelo Primeiro Vigilante.
A marcha
é sempre iniciada rompendo-se com o pé esquerdo. Nas cerimônias em Loja aberta
para qualquer Irmão transitar em Loja, será obrigatório o Esquadramento. Nenhum
Irmão poderá caminhar sozinho, ele deverá ser acompanhado pelo Diretor de
Cerimonial ou 2º Diácono. Este caminhar chama-se perambulação.
Esquadramento:
Entende-se que quando um canto da Loja seja alcançado pela perambulação, será
dado um quarto de volta à direita havendo uma pausa momentânea, prosseguindo-se
a seguir,a caminhada em nova direção sempre rompendo com o pé esquerdo do
Diretor de Cerimonial e o Irmão que estiver perambulando, ambos de braços dados
através do membro superior direito do Irmão com o membro superior esquerdo do
Diretor de Cerimonial Quando uma Loja está esquadrada, os cantos não são
cortados nem contornados.
Os
avental de Aprendiz é todo branco e deve manter-se de abeta abaixada. O de
Companheiro é branco com duas rosetas azuis nos ângulos de baixo. O de Mestre é
branco, orlado e na parte inferior com fita azul celeste de no máximo cinco
centímetros.
Os cargos
eletivos são: o Venerável Mestre, o Tesoureiro e Guarda Externo. O demais
cargos serão nomeados pelo Venerável Mestre(Mestre da Loja)
Nos
Rituais ingleses existe o termo W.M. que significa Worshipul Master que é mais
um tratamento especial, ou seja, Honorável ou Venerável Mestre, porem a sua
função em Loja é Mestre da Loja, mas, com o tratamento ritualístico de
Venerável Mestre pelo menos é a tradição na Inglaterra.
Não
existe disputa para os cargos eletivos. Há uma ordem natural para os cargos
exercidos para que um Irmão se torne Venerável Mestre (Mestre da Loja), a
saber: Guarda Interno, Segundo Diácono, Primeiro Diácono, Segundo Vigilante e
Primeiro Vigilante. Um Irmão poderá saber cinco anos, que será o Mestre da
Loja.
Haverá
sempre uma cadeira vazia ao lado direito do Venerável Mestre(Mestre da Loja) a
qual é do Grão-Mestre. Ninguém mais poderá sentar-se nesta cadeira.
Somente o
Grão- Mestre e o Venerável Mestre (Mestre da Loja) poderão falar sentados. Os
demais Irmãos deverão falar de pé dando o passo e à Ordem.
Existe
somente um Livro de presenças para os Membros da Loja e para os Visitantes,
sendo que os Membros da Loja assinarão primeiro e os Visitantes a seguir.
Existe
apenas um Livro de Atas. Se uma Loja realizar uma Sessão de Mestre, ela terá
que automaticamente ser aberta no grau de Aprendiz, passar para o grau de
Companheiro e a seguir para grau de Mestre. Uma vez, havendo o procedimento no
grau de Mestre, a sessão voltará para uma sessão de Companheiro e finalmente
para Aprendiz. Como a Ata é para Sessão ritualística, não há registro de
assuntos secretos.
O Volume
das Sagradas Escrituras na Inglaterra é a Bíblia. Não existem outros livros
sagrados no Rito o qual é teísta feito tão somente para a Maçonaria de irmãos
cristãos. Entretanto, como a Grã-Bretanha é constituída pelo Commonwealth
(Comunidade Britânica) que atualmente congrega cinquenta e oito países, é
lógico que por Volume da Lei Sagrada, os ingleses povo muito politizado toleram
o livro sagrado da religião de cada país.
A Loja
deverá realizar três sessões mensais a saber: a) Loja Aberta – Ritualística
b)
Administrativa somente para assuntos da Sociedade Civil c) de Instrução.
As
sessões ritualísticas em Loja Aberta são: Iniciação, Passagem, Elevação,
Instalação do Mestre da Loja e Consagração ou Dedicação do Templo. Não existem
Sessões magnas ou especiais. Todas são regulares.
O QUE NÃO
EXISTE NO TRABALHO DE EMULAÇÃO
Não
existe nada relacionado à Alquimia, Esoterismo, Rosacrucismo, Martinismo Cabala
ou qualquer ramo do ocultismo.
Não
existe Altar dos Juramentos. Os compromissos são tomados no próprio Pedestal do
Venerável. Existe um tamborete ou genuflexório para o candidato ajoelhar-se.
O uso do
chapéu é desconhecido no Ritual de Emulação.
Não
existem decorações no teto a não ser a letra “G” suspensa no centro do Templo.
Não
existe dossel em cima do pedestal ou cadeira do Venerável.
Não
existem os Altares das Luzes que neste Rito chamam-se como já dissemos
Pedestais.
Não
existe Bateria com as mãos. Existe o bater dos malhetes, cujas batidas serão específicas
para cada grau. Chama-se batida de malhetes e não bateria.
Não
existe Bolsa de Propostas e Informações.
Não
existe o Balandrau. Em todas as sessões, o traje é preto ou escuro com gravata
preta.
Não
existe a Cadeia de União.
Não
existe Câmara das Reflexões.
Não
existe consagração do candidato pela Espada e Malhete.
Não
existe a Corda de 8l nós.
Não
existem Colunas Zodiacais.
Não
existe certificado de presença. Se o visitante o exigir, o Secretário da Loja
enviará uma carta para a Loja a qual pertence o Irmão informando que ele esteve
presente à reunião.
Não
existe Culto ao Pavilhão Nacional.
Não
existem Espadas, a não ser a Espada do Guarda Externo. Não existe a Espada
Flamígera ou Flamejante.
Não
existem Graus Superiores. Existe o Santo Arco Real, que é uma espécie de
extensão do Terceiro Grau, que não é considerado como um grau, apesar de
possuir um ritual especial, cuja ritualística trabalha com os verdadeiros
segredos do Terceiro Grau, sendo que no Terceiro Grau comum, estes segredos são
substituídos.
Não
existe o giro da palavra pelas colunas. A palavra é solicitada diretamente ao
Venerável Mestre. (Mestre da Loja).
Não
existem os Livros preto e amarelo.
Não
existe a prova dos quatro elementos. Terra, Ar, Água e Fogo.
Não
existe a Sala dos Passos Perdidos. O local que precede a Loja chama-se
antessala.
Não
existe a Palavra Semestral. Para atender as normas da Potência o Venerável
Mestre (Mestre da Loja) a transmitirá discretamente sem ritualística após a
sessão, a quem quiser conhecê-la.
Não existe
a transmissão da Palavra Sagrada na ritualística de abertura ou fechamento da
Loja.
Desde
l986 A Grande Loja Unida da Inglaterra aboliu dos Rituais as penalidades
mencionadas nos juramentos das Iniciações. Agora são apenas lembradas que
antigamente existiam tais penas caso o candidato fosse perjuro.
Não
existe a separação física entre o Ocidente e o Oriente. Não existe o gradil ou
grade, nem existem desníveis ou degraus, entre estas duas partes da Loja. A
Loja é muito simples situada num plano só.
Não
existe a Taça Sagrada ou Cálice da Amargura.
Não
existe o Tríplice Abraço.
Não
existem os três pontinhos nas assinaturas, nas abreviações Os três pontinhos
são desconhecidos neste Rito. As abreviações são como na escrita comum, por
exemplo: Venerável Mestre V.M.
Não
existem os termos Prancha de arquitetura, peça de arquitetura, balaustre,
Existem no Trabalho de Emulação as palavras Expediente, Palestra ou
Conferência, Ata e o termo usado para a redação da Ata é registro
OFICIAIS
DA LOJA
Venerável
Mestre(Mestre da Loja)
1º
Vigilante
2º
Vigilante
Tesoureiro
Secretário
1º
Diácono
2º Diácono
Guarda
Interno
Guarda
Externo
Capelão
Diretor
de Cerimonial
Esmoler
(*)
Organista
(*)
Mordomo
(*)
Administrador
de Caridade(*)
Assistente
de Secretário(*)
Assistente
de Diretor de Cerimonial.(*)
(*) São
considerados cargos facultativos
Não
existem os cargos de Orador, Chanceler, Expertos, Porta- Bandeira, Porta
Estandarte e Portas-Espada
Para que
não se confunda o sistema maçônico americano com o INGLÊS que acabamos de demonstrar em suas principais
características enumeraremos os graus do Rito de York americano sendo que, este
sim é o Rito de York, o autêntico que, tanta confusão se faz a respeito, quando
grande parte dos maçons brasileiros chamam o Trabalho de Emulação de Rito de
York, quando na realidade o Rito de York é como dissemos, americano e por sinal
é muito deferente do inglês.
Segundo o
“Educational Bureau General Grand Chapter” R.A.M. de Lexington- Kentucky
–EE.UU. o Rito de York americano está dividido em quatro partes:
Primeira
Parte – Lojas Azuis
1 -
Aprendiz ( Entered Apprentice)
2
-Companheiro (Fellowcrfat)
3 –
Mestre ( Master Mason)
Segunda
Parte – Capítulos do Real Arco
4 -
Mestre da Marca (Mark Master)
5 - Mestre
Passado (Paster Master)
6 - Mui
Excelente Mestre (Most Excellent Master)
7 - Maçom
do Real Arco ( Royal Arch Mason)
Terceira
Parte – Conselho de Mestres Reais e Escolhidos ( Maçonaria Críptica ou secreta)
8 -
Mestre Real ( Royal Master)
9 -
Mestre Escolhido (Select Master)
l0-Super
Excelente Mestre (Super Excellent Master)
Quarta
Parte – Conselho dos Cavaleiros Templários
11–Ordem
da Cruz Vermelha ( Order of Red Cross
12-Ordem
de Malta ( Order of Malta_)
13-Ordem
do Templo ( Order of the Temple)
BIBLIOGRAFIA
LIVROS
O Rito de York ( Emulation
Rite) Anatoli Oliynik Curitiba l997.
Rito
& Rituais (Volume 1) Francisco de Assis Carvalho –
Editora “
A Trolha” Ltda –Londrina -1993
ARTIGOS
EM REVISTAS
Joaquim
da Silva Pires – “Comentários sobre o suposto “Rito de York” “A Trolha”
Publicados
em diversos artigos em 1.997-1998
José
Castellani “Rito de York” “A Trolha” nº55 Maio 1991
José
Castellani “Primórdios do Rito de York no Brasil” “O Prumo” nº 101
de Abril
e Maio l995
João
Guilherme C.Ribeiro comentando o livro “A Reference BOOK for Freemason”
de
Frederick Smith na Revista “Engenho & Arte”
ARTIGOS
PUBLICADOS NA “BIGORNA”
Kurt
Prober “ A Bigorna” nº 21 – Junho – l984
Kurt
Prober “ A Bigorna” n°35 – Maio l985
Kurt
Prober “ A Bigorna” nº 99 – Junho 1989
RITUAIS
The Perfect Cerimonies of Craft Masonry – as approved,sanctioned and
confirmed by THE UNITED GRAND LODGE on 5thJune,1816 – And as taught
in the Unions Emulation Lodge of Improvement For M.Ms. – Freemason Hall, London
– A Rew and Revised Edition Privateley printed for a Lewis- London MDCCCXVIII
(1918)
(Foi
deste Ritual que o Irmão Joseph Sadler fez a tradução em l920 para o português)
Emulation Ritual
As demonstrated in the Emulation Lodge of Improvement – Compiled by and
published with the approval of the Committee of the Emulation Lodge os
Improvement A Lewis
(Masonic Publishers Ltd. – All rights Reserved, 1976 – London -
Rituais
1º,2º e 3º graus “Cerimônias Exatas da Arte Maçônica” – Tradução da edição
inglesa de l918, realizada em l920 pelo Irmão Joseph Thomaz Wilson Sadler da
Loja “Lodge of Unity”, de São Paulo, impressa em Londres, aprovada pela Grande
Loja Unida da Inglaterra e adotado pelo Grande Oriente do Brasil.
Rituais
do 1º, 2º e 3º graus do Rito de York organizados pelo Irmão ANATOLI OLIYNIK,
Grande Secretário Geral de Orientação Ritualística do Grande Oriente do Brasil
para Rito de York Ano 2.000
TRABALHO COMPILADO PELO IRMÃO
HERCULE SPOLADORE, MEMBRO DA LOJA DE PESQUISAS MAÇÔNICAS “BRASIL”- TRABALHO DE
EMULAÇÃO.
COMPILADO POR ROBERTO DE JESUS SANT´ANNA
- M\M\
GOSP / GOB - R\E\A\A\
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